domingo, 23 de agosto de 2009

RIO UMARI

Rio Umari, principal afluente do Rio Mossoró-Apodi. A foto acima mostra o leito do rio em época de estiagem

sábado, 22 de agosto de 2009

RIO MOSSORÓ/APODI


APODI/MOSSORÓ O Rio Apodi/Moçoró é o maior rio totalmente norte-riograndense; nasce na serra da queimada, em Luiz Gomes e atravessa a Chapada do Apodi, ao penetrar no município de Mossoró recebe o nome de rio Mossoró, atravessa esta cidade e deságua no Oceano Atlântico, na cidade de Areia Branca, seus principais afluentes Umari e Upanema. No início do século XX este rio era a principal fonte de alimento e dele retirada água que abastecia a cidade.A bacia do rio Mossoró/Apodi é a segunda maior bacia hidrográfica do estado,ocupando uma área de 14.271 km²,o que corresponde a 27% do nosso território estadual.Ele nasce na Serra de Luiz Gomes,no RN,e é o principal rio dos municípios de Pau dos Ferros,Apodi,Felipe Guerra,Governador Dix-Sept Rosado e Mossoró,desembocando também suas águas no litoral norte do estado;São seus afluentes principais: os rios do Carmo, Upanema e Umarí, os riachos Pitombeira, Taúio, Grande e Bonsucesso, e o Córrego Apodi.

BARRAGEM DE SANTA CRUZ


BARRAGEM DE SANTA CRUZ A Barragem de Santa Cruz foi inaugurada em 11 de março de 2002 , pelo ex-presidente da República FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, com do ex-governador GARIBALDI ALVES FILHOe do ex-prefeito, Dr. JOSÉ PINHEIRO BEZERRAe é o segundo maior reservatório de água do estado. Sua capacidade total de armazenamento é de 600 milhões de metros cúbicos. Atualmente, sua área de irrigação é de 9.236 hectares. São beneficiadas um total de 27 cidades da região, famosa por ocupar posição de destaque na economia nacional como um pólo fruticultor. Outros 17.136 hectares serão aproveitados após a implantação do Projeto de Transposição de Bacias do Rio São Francisco. É uma das maravilhas do RN.

RIO POTENGI - RN

Rio com mangue ao fundo na altura da Zona Norte de Natal.

Rio Potengi (em tupi: “Rio dos Camarões” é o principal rio do estado do Rio Grande do Norte. Seu estuário, que desemboca no litoral de Natal, logo foi descoberto pelos primeiros colonizadores, utilizando-o para adentrar o território com suas embarcações. Denominaram-no Rio Grande, por seu vasto leito e extensão, sendo a origem do nome da então Capitania do Rio Grande.

Sua nascente está localizada no município de Cerro Corá, no interior do estado, viajando 176 quilômetrosaté chegar a sua foz no município de Natal, onde desemboca no Oceano Atlântico. Na capital do estado, marca a divisão entre a região norte e o restante da cidade, tendo seu acesso via Ponte de Igapó e mais recentemente pela imponente Ponte Newton Navarro.

Visando preservar o manguezal do rio, em 2006 foi criado o Parque Estadual dos mangues

ACUDES CURRAIS - ITAÚ


Acude Currais, com capacidade para armanezar 4 milhões de metros cúbicos d'água, localizado no município de Itaú

NÓS SOMOS OS PRINCIPAIS PELA QUALIDADE DE N O S S A ÁGUA. PORTANTO, NÃO POLUA. A FOTO ACIMA MOSTRA COMO O GOVERNO, COM A CALOBORAÇÃO DA POPULAÇÃO NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA A PRINCIPAL FONTE DE VIDA EM TODOS OS ASPECTOS DE NOSSAS VIDAS. ÁGUA É VIDA, SEM ELA NADA SE CRIARÁ NO MUNDO. SE VOCÊ NÃO TOMAR AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS, BREVEMENTE, O HOMEM PARA SOBRIVIVER, VAI TER QUE BRIGAR POR UM COPO D'ÁGUA, SE NINGUÉM FIZER NADA EM PROL DE NOSSA ÁGUA, A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL VAI SER MOTIVADA PELA FALTA D'ÁGUA TRATADA, JÁ QUE POLUIDA, VAI EXISTIR EM GRANDE QUANTIDADE.

O B A!!! BEM VINDO A OESTE NEWS

Visualizar